segunda-feira, 14 de setembro de 2009






No workshop sobre Afetividade e Sexualidade realizado na tarde domingo (06/set) durante o V Encontro Estadual de Jovens, os jovens Henrique, Tiago e Sandrina, membros do núcleo do Ministério Jovem de Goiás, trataram o tema “A beleza fascinante da castidade” mostrando aos jovens os grandes desafios e maravilhas de se viver esse fruto do Espírito Santo.


Quando perguntamos qual a definição para castidade, obtemos muitas opiniões: sexo só depois do casamento, fidelidade, abster-se de relações sexuais, enfim, associamos sempre ao sexo. Mas nem é só isso. A castidade vai além de sexo.


Essência do homem


Para bem entender a razão para se viver castamente, foi colocada para os jovens a necessidade de se compreender a sua essência. Devemos responder a perguntas como:


Quem é Deus? Deus é amor.


Quem somos nós? Somos imagem e semelhança de Deus.


Logo, somos amor e temos que amar. O problema é que às vezes nos esquecemos disso ou não compreendemos esta verdade. Deus, no seu infinito amor, nos fez como maior obra de sua criação. Então, se somos amor e fomos criados para amar, por que tanta dificuldade para isto?
Devido ao pecado que entrou na vida do homem, o orgulho, fraturando seu interior. Onde tinha equilíbrio, o pecado deixou desequilíbrio. Mas para resolver esse problema, Deus enviou seu filho amado, Jesus, para restaurar essa fratura no interior do homem, devolvendo-o sua essência. Podemos experimentar isto quando estamos íntimos do Espírito Santo, ele traz de volta o que é a

nossa essência.


Quando nos esquecemos quem somos, de quem somos, acreditamos em tudo o que dizem a nosso respeito, nos deixamos levar pelos outros e não pela luz do Espírito Santo.


Castidade: pleno domínio de si


Essa é a melhor definição. Muitas pessoas têm uma imagem errada de castidade, associado-a NÃO: não a sexo, não ao prazer, não a diversão; enquanto castidade quer dizer SIM. Primeiro você diz sim ao plano de Deus, então você vive a castidade como uma resposta a este sim e, consequentemente, diz não a tudo que é oposto a Ele. Castidade é liberdade de escolha. Você escolhe o que convém a Deus, não deixando se levar por seus egoísmos, vontades e impulsos.


Frutos da castidade


A castidade, quando vivida, gera frutos como: serenidade; temperança; amor a Deus; alegria; visão pura; vigor para coisas úteis como visitar um doente, estudar, praticar esportes; amadurecimento da personalidade; respeito; esforço em fazer o outro feliz; boa superação de problemas ou dificuldades; etc.
Meios
A castidade é dom, depende do amor de Deus; se torna uma virtude quando temos o propósito de vivê-la.
Ter vida de oração pessoal, ter vida comunitária, ter convicção, ter disciplina (ascese), buscar os sacramentos, principalmente eucaristia e confissão, praticar atividades físicas, entre outros, são meios que ajudam na vivência da castidade.


Sexo


O sexo (desejo sexual) foi colocado por Deus, portanto em si não é pecado. O pecado está na forma e na hora que é feito. Viver com sexo desregrado, como quiser, com quem quiser, não leva a realização da finalidade com o qual foi criado: procriação e união. O sexo diz respeito a capacidade de amar e procriar, criando vínculos de comunhão com os outros. O amor conjugal entre homem e mulher atende a esta dupla exigência: fidelidade e fecundidade.
O mundo hoje é bombardeado diariamente com ideias para se viver a seu bem prazer. Vende uma vida de ilusão onde ninguém precisa ter responsabilidade com ninguém. Não podemos nos enganar. Rezar para que, à luz do Espírito Santo, tomemos a decisão correta. Devemos lutar pelo projeto de Deus. A felicidade plena só será alcançada quando fizermos a vontade de Deus.


Márcia Santos. Mcs Goiás

10 comentários:

  1. Olá sou adepta do nomoro santo! Gostaria de trocar mais informações aqui....
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Tallita20.9.09

    Olá a paz de Cristo a todos vocês!! Sou de Rio Verde da Diocese de Jataí tenho 18 anos, sou solteira e serva da RCC.
    Participei desse workshop no EEJ..e posso dizer com todas as palavras.. Foi o melhor q já participei em toda a minha vida! Aprendi muito com a galera e p vcs verem o qto deu fruto..já ate testemunhei isso p/ os meus colegas de Faculdadee..rsrsrsrs
    Foi difícil..mas consegui!! rsrsrsrs

    Deus abençoe vcs todos do Blog!!

    A paz de Jesus e o Amor de Maria..

    ResponderExcluir
  3. Que bom Talita que gostou, e melhor ainda pelos frutos que estão dando, que o Senhor te encha de coragem para continuar anunciando essa vida de espera e de Graça.
    Pode contar com a gente no que precisar.
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  4. João vitor3.1.10

    tu num saca nada meu cumpade.

    Como tu vai saber se sua mulher é boa de cama antes de testá-la?

    Vcs do namoro santo correm risco de ficarem pra sempre com uma mulher que é ruim de cama. Desse mal eu não morro.

    Sexo não é esse bicho de sete cabeças.

    Eu transo com minha namorada e vivemos em perfeita harmonia.

    Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Caro Henrique Dias,
    Paz e Bem!
    Adorei seu blog, li quase todas as matérias. Estou lendo tudo que encontro sobre namoro santo , castidade, afetividade. Estou tentando produzir uma palestra, a ser ministra ao jovens sobre o assunto. Tenho 28 anos, sou casado a 03, tenho uma filha, sou filho de ex-seminarista, e nunca havia ouvido falar de namoro santo e de castidade, na sua plenitude. Fui a um encontro de carnaval, e com o Abigail, fiquei muito impressionado pelas coisas que ouvi, na verdade a pregação não fora tão profunda, mas me fez pensar, refletir tudo que eu fiz. Eu ja vinha ha um bom tempo refletindo sobre isso, após ter assistido uma palestra do fabio de melo, casamento territorio santo, e li um livro, Quem Roubo me de mim; Em que ele faz referencia sobre prostituição socializada, e as escabrozidades que ocorrem dentro de um casamento. Estou estudando a fundo sobre castidade e namoro santo, e pretendo redigir um texto sobre prostituição socializada. Ai ta o motivo deste comentário, queria me associar com alguém para escrever sobre um assunto tão sério.

    Abraco
    André KEnji
    andre.kmb@celg.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aline25.2.10

    Olá Henrique, que blog abençoado...gostei mt, realmente concordo com vc, castidade é possível, mas não deve estar sempre ligada com o "ato sexual", sabemos que devemos ser puros de corpo, mas nossa alma deve antes de tudo ser casta tb... devemos ter olhos castos, pensamentos castos...
    Gostaria de partilhar informações... abraços e paz de Cristo.
    passa lá no meu blog depois... http://agapotu.blogspot.com/2010/02/recomeco.html
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1.7.10

    Olá, Bom dia! Olhei as mensagens no blog é gostei. No entanto quero partilhar por e-mail, se possivel é claro, um problema afetivo que eu tenho. Se puder entrar em contato: glauberso@yahoo.com.br Glauber Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31.1.11

    Ola tudo bem?

    Naõ consegui viver esse namoro santo, comecei o namoro da forma mundo, durou 7 anos e meio, decidi fazer a proposta a minha namorada para mudarmos essa situação. Estou sem ela....
    Ore para nossa conversão e salvação... Gostaria de conhecer uma mulher que queira viver o namoro santo. Ore por isso tbem na minha vida fazendo o favor. Obrigado.
    Theoro@ig.com.br
    Robson 30 anos

    ResponderExcluir
  9. Cesarina23.2.11

    Olá amigos! Amei esse pespectiva de casamento santo. Sou adulta com mais de 40 anos e me mantenho casta de corpo mente e coração na esperança de encontrar um companheiro de preferencia solteiro ou viúvo, para namoro e casamento. Sou católica e não pretendo ficar em pecado. Estou cansada de viver só, porisso procuro um companheiro de corpo e alma. Caso alguém queira me conhecer, vou ficar bem feliz. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu Blog. Coloquei o link no meu Blog Jovens e Namoros
    http://jovensenamoros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá Amigos, Deus os Abençoe